Vida saudável exige alimentação saudável

O Grupo Educacional Pro Campus – GPEC,  adota uma campanha permanente de orientar seus alunos a consumirem alimentos saudáveis para que tenham saúde plena.

A partir dessa atitude, nossas Cantinas procuram oferecer sucos, bolos e outros alimentos, que agradem às crianças e que tenham as vitaminas e calorias adequadas. Para isso, mesmo sabendo dos cuidados dos pais com a alimentação de seus filhos, enviaremos, sempre que possível, artigos que possam lhes auxiliar na condução de consumo de uma alimentação saudável. Vocês também podem participar enviando-nos matérias sobre o assunto.

SUCO DE CAIXINHA

   Ao consumir um suco de caixinha, sempre imaginamos que estamos tendo uma boa alimentação. Ledo engano! Sabem por quê?

Na produção desses sucos, a fruta tem seus líquidos extraídos e armazenados em um tanque a vácuo, por onde ficam por ali mesmo, um ano antes de serem embalados para consumo. Todos sabemos, que o suco tomado após algum tempo depois de feito, perde grande parte do seu sabor e do seu aroma. Esse teste pode ser realizado em nossa casa com o suco de laranja, por exemplo, preparado pela manhã e só consumido no final do dia ou no dia seguinte.

O que será que acontece com os sucos de caixinha, que passam meses nas prateleiras de um supermercado e não perdem seus sabores e seu aroma? Vejamos o que a eles são acrescentados:

  • Diversos produtos químicos e essências; esses produtos têm diferentes funções: coloração, preservação do aroma, preservação do sabor e da textura.
  • Água aromatizada extremamente açucarada para manter o sabor da fruta.

Diante dessa composição, veja o que se consome ao tomar um suco de caixinha:

  • O açúcar equivalente a diversas frutas, sem as estruturas fibrosas;
  • Esse açúcar é levado todo de uma vez para o fígado, que sofre a sobrecarga, da mesma forma que quando você bebe bebidas extremamente açucaradas.
  • O líquido é rico demais em açúcar, carboidratos e calorias.

Como se pode perceber, a indústria desses produtos procura mostrar ao consumidor benefícios à saúde que não são verdadeiros. Em suas propagandas convidativas e provocantes, demonstram ser alimentação saudável, mesmo que indique ter 100% de suco da fruta ou afins na sua embalagem.

A partir dessa reflexão, convidamos os senhores pais, a fazerem parte conosco da CAMPANHA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, sendo nossos parceiros.

Atenciosamente,
Thany Buenos Aires – CRN 11225
Nutricionista do Grupo Educacional Pro Campus

Faça um comentário

Quer falar com a Escola? Comece aqui