Metodologia de Avaliação durante o Ensino Remoto

ASSUNTO: Metodologia de Avaliação durante o Ensino Remoto.
PÚBLICO: Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio.

Senhores Pais/Responsáveis e Caros Alunos,

Com a prorrogação da suspensão das aulas como medida excepcional para o enfrentamento do coronavírus (de acordo com o decreto Nº 18.913/2020, do Governo do Estado do Piauí) e com a aprovação pelo Conselho Nacional de Educação do parecer Nº 5/2020, de 28/47/2020, que normatiza as atividades não presenciais para fins de cumprimento de carga horária mínima, a escola adotará novas medidas relacionadas ao ensino remoto, como a inclusão de avaliações.

Nesse período de isolamento social, o colégio adotou um modelo de aulas remotas que contempla um plano de estudos, com vídeos sobre o conteúdo, atividades extras e aulas ao vivo com seus professores específicos através do App ZOOM, nos quais o aluno pode interagir e tirar as suas dúvidas. Nessas semanas, naturalmente, fizemos alguns ajustes para maximizá-las, sempre com o objetivo de melhorar o processo de ensino e de aprendizagem.

Agora, aperfeiçoamos ainda mais os recursos tecnológicos educativos que darão mais suporte aos professores e alunos, adotando um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Moodle) com o objetivo de melhorar a nossa rotina escolar, concretizando uma avaliação de forma contínua, processual e dinâmica, valorizando as atividades realizadas pelos alunos em casa.

Considerando o exposto acima, criaremos uma pontuação que comporá a nota bimestral, a saber:

  1. A participação, a interação, a assiduidade nas aulas online e realização das atividades propostas pelos professores no AVA poderão gerar até 5 pontos na disciplina.
  2. Prova online com questões objetivas e subjetivas, com valor de 5 pontos. Posteriormente, enviaremos mais detalhes dessa avaliação.

Postado no site da escola, há um trabalho contendo 20 questões de cada disciplina. O aluno poderá optar em imprimir a atividade e responder ou copiar a resposta no caderno organizadamente e enviar ao professor pelo AVA. Fazendo isso, estará revisando para a prova e poderá ganhar um bônus de 1 ponto na disciplina.

Entendemos que esse processo avaliativo será uma novidade para todos nós, mas juntos superaremos as adversidades, como está escrito em Isaias 41:10 “Por isso não temas, porque estou contigo; não te assustes, porque sou o teu Deus; Eu te fortaleço, ajudo e sustento”. Dessa forma, pedimos que reforcemos ainda mais a nossa parceria e confiem no trabalho que será realizado.

Por fim, desejamos muita saúde a todos!

A Coordenação

Faça um comentário

Quer falar com a Escola? Comece aqui